Apresentação

A criação da Faculdade de Línguas Estrangeiras – FALEST, Campus de Bragança / UFPA, foi aprovada pela RESOLUÇÃO N. 807, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2019. Atualmente, a subunidade é responsável pela oferta do Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa que atende seis (06) turmas no total, com oferta de 30 vagas anuais. Seu organograma é composto pelo Conselho da Faculdade, Direção e Vice-Direção, Secretaria de curso, Núcleo Docente Estruturante e Coordenação de Estágio.

      A Direção da Faculdade é responsável pela gestão e acompanhamento dos procedimentos administrativos e acadêmicos, bem como pela lotação dos professores nas disciplinas e fluxo dos processos de gestão de pessoal do corpo docente e técnico administrativo. Além disso, representa a Faculdade junto ao Conselho do Campus, aos fóruns de graduação e pós-graduação e, junto à administração superior.

        A Vice-Direção é responsável pela gestão acadêmica do curso tais como: orientação acadêmica ao discente, acompanhamento e avaliação das Atividades Acadêmico-Científicas e Culturais (AC), planejamento e organização de eventos da faculdade. Também substitui a Direção em suas ausências e impedimentos na administração da Faculdade.

      O Conselho da Faculdade de Línguas Estrangeiras é o seu órgão máximo deliberativo e de recurso em matéria acadêmica e administrativa e terá por competência, em seu âmbito e na seguinte ordem de prioridade: a) reunir-se, ordinariamente, uma vez por mês e, extraordinariamente, quando convocado pelo seu Presidente ou pela maioria absoluta de seus membros; b) deliberar sobre o afastamento de docentes e técnico-administrativos para fins de aperfeiçoamento; c)  apreciar e deliberar sobre os projetos de ensino, pesquisa e extensão propostos por servidores docentes e/ou técnico-administrativos da Faculdade, para fins de alocação de carga horária, com posterior encaminhamento ao Conselho do Campus; d) decidir questões referentes à matrícula, opção, dispensa e inclusão de atividades acadêmicas curriculares, aproveitamento de estudos e obtenção de títulos, bem como das representações e recursos contra matéria didática, obedecidas a legislação e as normas pertinentes; e) aprovar o plano de oferta de atividades curriculares a cada período letivo em conformidade ao calendário acadêmico da instituição; entre outras coisas.

            Já a Secretaria, que está sob a responsabilidade de um técnico-administrativo, responde acessoriamente à Direção pelas atividades ligadas a orientação acadêmica anual e matrícula de calouros, oferta de disciplina no SIGAA, acompanhamento da situação acadêmica dos discentes (integralização, tempo de permanência etc.) e trabalhos internos e externos de rotina no que diz respeito ao atendimento de discentes e professores, tramitação e arquivamento de documentos e processos das demandas da faculdade.

             O Núcleo Docente Estruturante é responsável pelo acompanhamento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

            Atualmente, o corpo docente da FALEST é constituído por 08 professores efetivos, sendo que 02 encontram-se afastados para assumir outras funções administrativas e 01 está em curso de Pós-graduação para doutorado. Temos ainda 01 professor substituto atuando nas disciplinas de Língua Inglesa e Linguística. Todos os docentes efetivos atuam em atividades de ensino, pesquisa, extensão. 

            Atualmente, o Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa da FALEST tem dois Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) vigentes. O PPC de 2012 tem uma carga horária total de 3192 e o de 2019 de 3.200h. Os referidos PPC possuem uma Matriz curricular para os cursos com funcionamento diurno extensivo (disciplinas distribuídas em 8 semestres) e outra Matriz curricular para os cursos com funcionamento noturno extensivo (disciplinas distribuídas em 9 semestres).

            A FALEST também desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão com o apoio dos Laboratórios de Linguagem (LABLIN) e de Ensino e Formação de Professores de Língua Inglesa (LELIN), Grupos de Pesquisa dos docentes, assim como eventos acadêmico-científicos que contribuem para a formação dos futuros professores de inglês.

Skip to content