Projeto Político Pedagógico do Curso

Este projeto decorre de um esforço coletivo assumido pelos diversos segmentos da Faculdade de Línguas Estrangeiras: docentes, discentes e técnico administrativo. O documento foi constituído de acordo com a LDB 9.394/96 e acompanha a matriz curricular prevista para as licenciaturas, ancorando-se nas prerrogativas das resoluções subsequentes do Conselho Nacional de Educação – MEC. A necessidade de sua implantação ocorreu a partir de uma demanda local e regional evidenciada no início do século XXI. De acordo com dados da SEDUC – PA, Undime, Instituições Públicas de Educação Superior e CAPES (TEATINE, 2009), havia uma demanda reprimida em relação à formação de professores em exercício e que se encontrava inadequada ao que preconizava a LDB. No caso do estado do Pará, no ensino fundamental, nas séries iniciais havia um déficit de 8.903 desvios de formação na rede municipal, 1.683 na rede estadual e; nos anos finais do ensino fundamental e médio, os números apontavam uma redução de 50% na função docente. Estas estatísticas acentuavam uma situação de carência, principalmente, nos municípios do interior do estado e em disciplinas como as línguas estrangeiras. A partir da constatação dessa realidade, várias ações foram motivadas como a realização de turmas do PARFOR e a abertura de concursos públicos para provimento de vagas de professores de língua inglesa na rede estadual de ensino. Diante dessas iniciativas de mudar o cenário, a UFPa/Bragança assume o compromisso de ofertar o curso de formação de professores de língua inglesa.

O propósito essencial deste projeto de curso é desenvolver competências para uma educação de qualidade, reafirmando a responsabilidade pública desta instituição de ensino, tendo por base a reflexão sobre os fatos que constituem princípios vitais para a melhoria e democratização da gestão e do ensino: (a) a concepção sobre conhecimento, educação e ensino como aspecto basilar para garantir o projeto da educação nacional, para superar a fragmentação das políticas públicas e a desarticulação. (b) a formação docente tendo em pauta “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”; (c) “o respeito à liberdade e o apreço à tolerância; a valorização do profissional da educação; a gestão democrática do ensino público; (d) a garantia de um padrão de qualidade; a valorização da experiência extraescolar; a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial, entre outros.

CARACTERÍSTICA GERAIS DO CURSO​

conformidade com a Res. n. 629 de outubro de
CONSUN

Ato de Reconhecimento

Portaria SERES/MEC No. 730 de 19/12/2013.

DOU 20/12/2013

Ato de Renovação