Apresentação

A Faculdade de Línguas Estrangeiras – FALEST, Campus de Bragança / UFPA, é responsável atualmente pela oferta do Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa. Seu organograma é composto pelo Conselho, Direção e Vice-Direção, Secretaria, Núcleo Docente Estruturante, Coordenação de Estágio etc.

      A Direção da Faculdade é responsável pela gestão e acompanhamento dos procedimentos administrativos e acadêmicos, bem como pela lotação dos professores nas disciplinas e fluxo dos processos de gestão de pessoal do corpo docente e técnico administrativo.

            Já a Secretaria, que está sob a responsabilidade de um técnico-administrativo, responde acessoriamente à Direção pelas atividades ligadas a orientação acadêmica anual e matrícula de calouros, oferta de disciplina no SIGAA, acompanhamento da situação acadêmica dos discentes (integralização, tempo de permanência etc.) e trabalhos internos e externos de rotina no que diz respeito ao atendimento de discentes e professores, tramitação e arquivamento de documentos e processos das demandas da faculdade.

            Atualmente, o corpo docente da FALEST é constituído de 7 professores efetivos e 4 substitutos, que atuam em atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. A FALEST tem apoio deliberativo do Conselho da Faculdade, assim como pelas comissões permanentes e temporárias e pelo Núcleo Docente Estruturante – NDE, sendo este responsável por acompanhar e propor a atualização do Projeto Político Pedagógico do Curso (PPC).

            Atualmente, o Curso de Licenciatura em Letras Língua Inglesa da FALEST tem dois Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) vigentes. O PPC de 2012 tem uma carga horária total de 3192 e o de 2019 de 3.200h. Os referidos PPC possuem uma Matriz curricular para os cursos com funcionamento diurno extensivo (disciplinas distribuídas em 8 semestres) e outra Matriz curricular para os cursos com funcionamento noturno extensivo (disciplinas distribuídas em 9 semestres).

            A FALEST também desenvolve atividades de pesquisa e extensão com o apoio do Laboratório de Linguagem, Grupos de Pesquisa dos docentes, assim como eventos acadêmico-científicos que contribuem para a formação dos futuros professores de inglês.

Skip to content