Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), conforme definido no Regulamento de Graduação da UFPA, é uma atividade curricular obrigatória, componente do Projeto Pedagógico do Curso, com o fim de sistematizar o conhecimento de natureza científica artística e tecnológica, por meio de estudo de um determinado tema (Resolução CONSEPE nº 3663/2008).

O TCC será desenvolvido no âmbito das discussões sobre as observações realizadas nos estágios, oficinas que despertem a atenção dos alunos para suas intenções de pesquisa, projetos em curso nos quais os alunos estejam engajados e coletando dados.

Na disciplina de Metodologia da Pesquisa do Inglês (75h), o aluno desenvolverá seu projeto redigido em língua inglesa, e o apresentará para uma banca em um seminário organizado pelo docente responsável da disciplina. Para elaborar o projeto, o discente deverá consultar as orientações do Guia de Trabalhos Acadêmicos elaborado pela Biblioteca Central da Ufpa.

Durante a atividade curricular denominada Trabalho de Conclusão de Curso, o aluno deverá elaborar o seu trabalho em língua inglesa sob a supervisão de seu orientador, bem como torná-lo formalmente público, mediante defesa pública em língua inglesa perante banca examinadora constituída minimamente por dois docentes incluindo o orientador.

Para a realização do TCC é importante observar alguns critérios elencados, a seguir:

• O TCC será elaborado individualmente;
  • O trabalho deverá ser escrito e apresentado em língua inglesa;
  • O discente deverá escolher uma das linhas de pesquisa do curso e propor sua temática; definição do orientador deverá compatibilizar o quanto possível aos eixos temáticos e linhas de pesquisa, segundo a disponibilidade dos orientadores;
  • A avaliação da defesa estará subordinada aos critérios constantes na ficha de avaliação, definida pelo conselho deliberativo da FALEST;
  • Nos casos de plágio apontado e comprovado pelo orientador, o TCC deverá ser encaminhado ao Conselho da Faculdade. Em se confirmando o ilícito, o discente perderá o direito de concluir este trabalho, ficando automaticamente reprovado. Deverá matricular-se novamente e solicitar nova orientação.

Para maiores informações, acessar o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso.