Projetos de Extensão

Inglês Multicampi Prointer

          O Projeto Inglês Multicampi financiado pela PROINTER atende diversos campi da instituição e visa ao desenvolvimento de habilidades de leitura, compreensão e produção oral e escrita em língua inglesa. A iniciativa agrega valor à formação acadêmica e profissional dos discentes de graduação e servidores técnico-administrativos, contribuindo para suas inserções no processo de internacionalização da UFPA. O curso terá duração de quatro semestres. A primeira turma de inglês iniciou no segundo semestre de 2022. Atualmente, a FALEST supervisiona duas turmas em funcionamento no Campus de Bragança, em dois turnos: manhã (quinta-feira) e tarde (quarta-feira).
      Além de contribuir para a formação linguística da comunidade interna do campus, o projeto propicia o desenvolvimento da identidade docente de professores de inglês que atuam como bolsistas monitores e estão vinculados à Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEST). Os monitores tem como função principal organizar e ministrar presencialmente os cursos oferecidos para duas turmas  no  Campus de Bragança.

Coordenação: Prof. Dr. Rafael Timmermann.

Alunos bolsistas: Fabiana Pereira de Sousa e Sávio Rafael Araújo Pereira.

 

Cursinho Popular Prof. Dr. Horácio Schneider

            O Projeto Cursinho Popular Prof. Dr. Horácio Schneider -CPHS é uma inciativa de extensão concretizada pelo campus da Universidade Federal de Capanema desde 2016 (SOUSA, 2000), fomentada pela percepção de uma demanda da sociedade local e pela convicção da missão das universidades públicas em perceber necessidades socio educacionais e tentar supri-las com empenho e excelência (SANTOS, 1986; SILVA, 2006). O cursinho tem como propósito a oferta de vagas a alunos oriundos majoritariamente da rede pública de ensino do município de Capanema. Especificadamente o perfil dos alunos compreende: alunos da rede pública de ensino que já tenham concluído ou que estejam matriculados no último ano do ensino médio ou equivalente; e alunos da rede particular de ensino que já tenham concluído ou que estejam matriculados no último ano do ensino médio ou equivalente, desde que em ambos os casos estes comprovem usufruto de bolsa integral de estudos ou de bolsa de no mínimo 50%. Trata-se, portanto, de um projeto que visa atender a uma população comprovadamente carente de recursos financeiros e educacionais e muitas vezes com baixa autoestima.

 

Coordenação: Profa. Me. Rosa Helena Sousa de Oliveira.

Integrantes: Profa. Dra. Silvia Helena Benchimol Barros; Lucas Araújo de Oliveira.

Alunos envolvidos: Graduação: (12) .

PROLIN – Programa de Proficiência em Leitura em Língua Inglesa

         

O PROLIN é um projeto de extensão, desenvolvido pela Faculdade de Línguas Estrangeiras (FALEST), do Campus Universitário de Bragança, que visa certificar, em nível de pós-graduação – Mestrado e Doutorado – a proficiência de leitura em Língua Inglesa, nas seguintes áreas do conhecimento:

Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas: Ciências Sociais Aplicadas: Direito, Administração, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Planejamento Urbano e Regional, Demografia, Ciência da Informação, Museologia, Comunicação, Serviço Social, Economia Doméstica, Desenho Industrial, Turismo.

Ciências Humanas: Filosofia, Sociologia, Antropologia, Arqueologia, História, Geografia, psicologia, Educação, Ciência Política, Teologia.

Linguística, Letras e Artes:  Linguística, Literatura, Tradução e Artes.

 Ciências Biológicas: Ciências Biológicas: Biologia Geral, Genética, Botânica, Zoologia, Ecologia, Morfologia, Fisiologia, Bioquímica, Biofísica, Farmacologia, Imunologia, Microbiologia, Parasitologia.

Ciências da Saúde: Medicina, Odontologia, Farmácia, Enfermagem, Nutrição, Saúde Coletiva, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Educação Física.

Ciências Exatas e da Terra: Matemática, Probabilidade e Estatística, Ciência da Computação, Astronomia, Física, Química, Geociências, Oceanografia.

Engenharias: Engenharia Civil, Engenharia de Minas, Engenharia de Materiais e Metalúrgicas, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Engenharia Sanitária,  Engenharia de Produção, Engenharia Nuclear, Engenharia de Transportes, Engenharia Naval e Oceânica, Aerodinâmica, Bioengenharia.

Coordenação: Profa. Dra. Karina Figueiredo Gaya

 

FALA FALEST

          Este projeto visa comunicar acerca de diversos saberes disciplinares vinculados ao projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Língua Inglesa, em consonância com a Resolução CNE/CP 002 de 1 de julho de 2015. É um projeto com abrangência entre unidades, subunidades e instituições regionais e nacionais. A ideia é convidar professores pesquisadores locais, de diferentes universidades brasileiras e professores da educação básica para discutir sobre os mais variados temas referentes ao ensino e formação de professores de línguas, sendo o inglês o foco central. O projeto é resultado do momento atual que inseriu na vida acadêmica a discussão sobre o ensino remoto e, com isso, iniciamos LIVES no youtube (canal da FALEST) para tratar, principalmente, das questões concernentes às dificuldades encontradas pelos docentes e pelos discentes quanto a essa “nova” modalidade de ensino. A proposta é que esta ação seja complementar ao ensino formal presencial no futuro, pois pretendemos ampliar a discussão com conteúdos mais específicos voltados para o ensino de inglês na educação básica.

        Ao mesmo tempo que o projeto viabiliza comunicar sobre temas abrangentes, também, possibilita tornar o conhecimento acadêmico mais acessível aos nossos discentes do curso de Língua Inglesa. Também proporciona aproximar a universidade da educação básica ao abordar as práticas pedagógicas dos professores em exercício. Espera-se com isso oportunizar à comunidade acadêmica e às escolas que nos atendem nos estágios supervisionados um espaço que nos permita dialogar não apenas as dificuldades, mas as conquistas em relação ao ensino da língua. Assim, acredita-se que esta também é uma maneira de contribuir para o crescimento educacional no município de Bragança quanto à formação de professores de uma língua estrangeira/adicional. Esta ação também poderá gerar informações relevantes que poderão colaborar em uma formação continuada de nossos egressos e dos professores da rede de ensino pública futuramente.

Coordenação: Professora Dra. Kelly Gaignoux


Idiomas Sem Fronteiras (ISF) Inglês UFPA

A Rede Andifes IsF, em parceria com as IFES, incluindo a UFPA, tem por objetivo: 1) contribuir na formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização; 2) desenvolver proficiência linguística de estudantes, docentes e corpo técnico-administrativo das IFES credenciadas; professores de idiomas da rede pública de Educação Básica; estrangeiros (em língua portuguesa), contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país; 3) promover o trabalho em rede para o desenvolvimento de políticas linguísticas no Ensino Superior Brasileiro.

Docentes de idiomas das IFES podem se credenciar à rede, por meio de chamamento público, e, quando aceitos, passam a atuar como docentes especialistas orientadores em seus locais de atuação. A UFPA, a partir de janeiro de 2022, passa a contar com o prof. Dr. Rafael Timmermann como docente especialista do idioma Inglês. Lotado no campus de Bragança, o docente seleciona e orienta discentes bolsistas e voluntários na preparação e ministração de cursos de extensão para a comunidade acadêmica, além de coordenar o IsF-Inglês da UFPA como um todo, em conjunto com a coordenação geral do Nucli-IsF da instituição.

Coordenação: Professor Dr. Rafael de Souza Timmermann (ISF/UFPA/BRAGANÇA).

Aluna bolsistas: Alline Ribeiro Assis e Luana Maria Silva de Oliveira.

Adicione o texto do seu título aqui

Skip to content