Projetos de Extensão

ABC English: Opening Doors

            Projeto ABC English: Opening doors reúne alunos voluntários do curso de língua Inglesa do campus de Capanema na consolidação de uma iniciativa extensionista que se propõe a ministrar aulas de inglês básico e Instrumental a alunos de escolas públicas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O projeto além de proporcionar possibilidades formativas aos alunos da graduação (no que tange a prática efetiva da docência, planejamento de aulas, pesquisa e seleção de conteúdos, elaboração instrumentos avaliativos, observação e reflexão de aulas de seus pares), também os inicia nas atividades científicas (de pesquisa, produção e publicação) e oportuniza à uma parcela da comunidade o acesso à língua global (CRISTAL, 2003), desenvolvendo competências interculturais (LEFA, 2002; McARTHUR, 2002; McKAY, 2002) na aprendizagem do idioma, inserindo-os de forma mais inclusiva na sociedade contemporânea.

Coordenação: Profa. Dra. Silvia Helena Benchimol Barros

Integrantes: Lucas Araújo de Oliveira; Profa. Geisa Brandão Ribeiro; Prof. Camilo dos Santos Ramos.

Alunos envolvidos: Graduação: (10) .

Cursinho Popular Prof. Dr. Horácio Schneider

            O Projeto Cursinho Popular Prof. Dr. Horácio Schneider -CPHS é uma inciativa de extensão concretizada pelo campus da Universidade Federal de Capanema desde 2016 (SOUSA, 2000), fomentada pela percepção de uma demanda da sociedade local e pela convicção da missão das universidades públicas em perceber necessidades socio educacionais e tentar supri-las com empenho e excelência (SANTOS, 1986; SILVA, 2006). O cursinho tem como propósito a oferta de vagas a alunos oriundos majoritariamente da rede pública de ensino do município de Capanema. Especificadamente o perfil dos alunos compreende: alunos da rede pública de ensino que já tenham concluído ou que estejam matriculados no último ano do ensino médio ou equivalente; e alunos da rede particular de ensino que já tenham concluído ou que estejam matriculados no último ano do ensino médio ou equivalente, desde que em ambos os casos estes comprovem usufruto de bolsa integral de estudos ou de bolsa de no mínimo 50%. Trata-se, portanto, de um projeto que visa atender a uma população comprovadamente carente de recursos financeiros e educacionais e muitas vezes com baixa autoestima.

 

Coordenação: Profa. Me. Rosa Helena Sousa de Oliveira.

Integrantes: Profa. Dra. Silvia Helena Benchimol Barros; Lucas Araújo de Oliveira.

Alunos envolvidos: Graduação: (12) .

PROLIN – Programa de Proficiência em Leitura em Língua Inglesa

            Programa de Proficiência em Leitura em Língua Inglesa (PROLIN). Função de Coordenadora a partir de 2018. Portaria no. 079/2018 CBRAG. Resolução CONSEPE 3.043/03. Função inicial de vice coord. (2015- 2017 – PORTARIA No. 071/2015).

Coordenação: Profa. Dra. Karina Gaya

 

FALA FALEST

          Este projeto visa comunicar acerca de diversos saberes disciplinares vinculados ao projeto pedagógico do curso de Licenciatura em Língua Inglesa, em consonância com a Resolução CNE/CP 002 de 1 de julho de 2015. É um projeto com abrangência entre unidades, subunidades e instituições regionais e nacionais. A ideia é convidar professores pesquisadores locais, de diferentes universidades brasileiras e professores da educação básica para discutir sobre os mais variados temas referentes ao ensino e formação de professores de línguas, sendo o inglês o foco central. O projeto é resultado do momento atual que inseriu na vida acadêmica a discussão sobre o ensino remoto e, com isso, iniciamos LIVES no youtube (canal da FALEST) para tratar, principalmente, das questões concernentes às dificuldades encontradas pelos docentes e pelos discentes quanto a essa “nova” modalidade de ensino. A proposta é que esta ação seja complementar ao ensino formal presencial no futuro, pois pretendemos ampliar a discussão com conteúdos mais específicos voltados para o ensino de inglês na educação básica.

        Ao mesmo tempo que o projeto viabiliza comunicar sobre temas abrangentes, também, possibilita tornar o conhecimento acadêmico mais acessível aos nossos discentes do curso de Língua Inglesa. Também proporciona aproximar a universidade da educação básica ao abordar as práticas pedagógicas dos professores em exercício. Espera-se com isso oportunizar à comunidade acadêmica e às escolas que nos atendem nos estágios supervisionados um espaço que nos permita dialogar não apenas as dificuldades, mas as conquistas em relação ao ensino da língua. Assim, acredita-se que esta também é uma maneira de contribuir para o crescimento educacional no município de Bragança quanto à formação de professores de uma língua estrangeira/adicional. Esta ação também poderá gerar informações relevantes que poderão colaborar em uma formação continuada de nossos egressos e dos professores da rede de ensino pública futuramente.

Coordenação: Professora Dra. Kelly Gaignoux
Colaboradores: Professora Dra. Maria da Conceição Azevêdo
Alunos envolvidos: Graduação: Natália Galdino (voluntária); Josimara Gabriele Souza Rodrigues (voluntária); Sávio Rafael Pereira (voluntário).

Idiomas Sem Fronteiras (ISF) Inglês UFPA

A Rede Andifes IsF, em parceria com as IFES, incluindo a UFPA, tem por objetivo: 1) contribuir na formação inicial e continuada de professores de idiomas para atuarem em processos de internacionalização; 2) desenvolver proficiência linguística de estudantes, docentes e corpo técnico-administrativo das IFES credenciadas; professores de idiomas da rede pública de Educação Básica; estrangeiros (em língua portuguesa), contribuindo para o desenvolvimento de uma política linguística para o país; 3) promover o trabalho em rede para o desenvolvimento de políticas linguísticas no Ensino Superior Brasileiro.

Docentes de idiomas das IFES podem se credenciar à rede, por meio de chamamento público, e, quando aceitos, passam a atuar como docentes especialistas orientadores em seus locais de atuação. A UFPA, a partir de janeiro de 2022, passa a contar com o prof. Dr. Rafael Timmermann como docente especialista do idioma Inglês. Lotado no campus de Bragança, o docente seleciona e orienta discentes bolsistas e voluntários na preparação e ministração de cursos de extensão para a comunidade acadêmica, além de coordenar o IsF-Inglês da UFPA como um todo, em conjunto com a coordenação geral do Nucli-IsF da instituição.

Coordenação: Professor Dr. Rafael de Souza Timmermann (ISF/UFPA/BRAGANÇA).

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