A história da FALEST tem raízes em ações educacionais de mais de duas décadas. É oriunda de significativa discussão sobre a necessidade da implantação de um curso de Língua Estrangeira, a partir da constatação da existência de uma demanda local e regional, que se evidenciou de forma clara a partir da primeira década do século XXI. Após o marco inicial da primeira turma ainda flexibilizada para o campus de Bragança em 2006, a trajetória foi marcada por intenso dinamismo, conquistas e fortalecimento do projeto de curso e do seu quadro de profissionais.
Os objetivos sempre estiveram pautados em compromissos efetivos de aproximação da Universidade Federal do Pará com a sociedade em seu entorno, visando o atendimento de necessidades socioeducacionais identificadas no município de Bragança. Esta busca por alinhar o curso às especificidades contextuais da região dá origem em 2010 ao curso de Licenciatura em Língua Inglesa, n. 114875, com a identidade bragantina transparecendo de forma cada vez mais marcante nas elaborações e reelaborações periódicas de seus Projetos Pedagógicos de Curso e contemplando a dinamicidade das Resoluções do Ministério da Educação que se sucederam de forma intensa e contínua.
A Faculdade de Letras de Bragança – FALE foi o berço que abrigou durante uma década o curso de Língua Inglesa de forma irmanada ao já veterano curso de língua portuguesa até o momento da plena emancipação da nova Faculdade de Línguas Estrangeiras – FALEST, no campus de Bragança, ocorrida em 2019 por meio da RESOLUÇÃO N. 807, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2019.
A implantação da FALEST foi consequência natural do fortalecimento da identidade do curso, seu crescimento nos âmbitos político-administrativo, docente e discente e do delineamento de especificidades, que já não mais caberiam espacialmente, ideologicamente ou administrativamente em uma faculdade geminada. O novo espaço se impunha de forma amadurecida e efetiva, trazendo a incorporação de um novo pensar sobre o ensino de línguas, alinhado com as novas tecnologias e singularidades de uma contemporaneidade desafiadora e dinâmica.