Laboratório de Ensino e Formação de Professores de Língua Inglesa

A inserção do ensino remoto no Brasil trouxe à tona a necessidade de (re)configurar o que entendemos por escola, sala de aula, aula e ensino. Assim, a inclusão das TDIC na formação docente torna-se não apenas uma preocupação, mas uma necessidade que se efetiva pela Resolução CNE/CP 002 de 20 de dezembro de 2019 que prevê o desenvolvimento de um profissional atualizado e autônomo tanto no pensamento como nas ações. Além disso, a partir desta resolução, abre-se um espaço para a discussão e compreensão da composição da BNCC que agora orienta o currículo na educação básica. Entendendo a complexidade do documento que aborda diferentes conceitos como, por exemplo, multimodalidade, multilinguismo, translinguismo etc., torna-se relevante e fundamental que os alunos-professores se familiarizem com o documento antes de assumirem a sala de aula. A emergência desses conceitos reforça a ideia de uma linguagem que é dinâmica e mutável (LARSEN-FREEMAN, 1997; LARSEN-FREEMAN; CAMERON, 2008; PAIVA, 2016) e, sendo esta “[…] um amalgamento de processos bio cognitivos, sócio-históricos e político-culturais, constituindo-se em uma ferramenta que nos permite refletir e agir na sociedade” (PAIVA, 2005, p. 1), o conhecimento é assumido de maneira diferente. Sobre isso, Jewitt (2009, p. 184) pontua que “Os significados produzidos por qualquer modo estão sempre entrelaçados com os significados gerados por outros modos co-presentes e que colaboraram no evento comunicativo”. Portanto, entendemos este modo de construir conhecimento como um caminho para inserir outra forma de leitura na formação de nossos futuros docentes sem, necessariamente, abandonar as formas já tradicionalmente contempladas.

Assim, este projeto se propõe a trazer algumas melhorias a partir do investimento realizado na infraestrutura do curso, a saber: a) As ações a serem realizadas no laboratório deverão propiciar as seguintes melhorias no ensino e na aprendizagem dos futuros professores; b)Conhecer diferentes formas de utilização de ferramentas digitais voltadas para o ensino; c) Elaborar materiais didáticos de acordo com as orientações da BNCC; d) Desenvolver objetos de aprendizagem; e) Planejar, organizar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem; f) Ler e compreender a BNCC; g) Compreender a construção dos saberes docentes resultantes da prática pedagógica; h)Selecionar e avaliar atividades de ensino-aprendizagem de inglês nos livros didáticos; i) Ampliar o conhecimento acerca das quatro habilidades voltadas para o ensino-aprendizagem da língua; j) Explorar diferentes maneiras de ensinar a língua; k) Conhecer outros modelos de ensino para além da sala de aula; l) Compreender e avaliar suas crenças sobre ensinar e aprender a língua; m) Saber buscar novas informações; n) Coletar e analisar dados relacionados ao ensino da língua; o) Compreender a importância da técnica de observação na sala de aula; p) Aprender a construir questionários de pesquisa sobre ensino.

Coordenação: Profa. Dra. Kelly Gaignoux

Bolsistas Graduação: Maria Elinaria e Suellen Larissa Barroso.

Voluntários: Alef Gouveia, Josiele Nascimento e Natalia Galdino.

Link para o site: https://sites.google.com/ufpa.br/lelinfalestbraganca/home