Projeto Político Pedagógico do Curso

Este projeto decorre de um esforço coletivo assumido pelos diversos segmentos da Faculdade de Línguas Estrangeiras: docentes, discentes e técnico administrativo. O documento foi constituído de acordo com a LDB 9.394/96 e acompanha a matriz curricular prevista para as licenciaturas, ancorando-se nas prerrogativas das resoluções subsequentes do Conselho Nacional de Educação – MEC. A necessidade de sua implantação ocorreu a partir de uma demanda local e regional evidenciada no início do século XXI. De acordo com dados da SEDUC – PA, Undime, Instituições Públicas de Educação Superior e CAPES (TEATINE, 2009), havia uma demanda reprimida em relação à formação de professores em exercício e que se encontrava inadequada ao que preconizava a LDB. No caso do estado do Pará, no ensino fundamental, nas séries iniciais havia um déficit de 8.903 desvios de formação na rede municipal, 1.683 na rede estadual e; nos anos finais do ensino fundamental e médio, os números apontavam uma redução de 50% na função docente. Estas estatísticas acentuavam uma situação de carência, principalmente, nos municípios do interior do estado e em disciplinas como as línguas estrangeiras. A partir da constatação dessa realidade, várias ações foram motivadas como a realização de turmas do PARFOR e a abertura de concursos públicos para provimento de vagas de professores de língua inglesa na rede estadual de ensino. Diante dessas iniciativas de mudar o cenário, a UFPa/Bragança assume o compromisso de ofertar o curso de formação de professores de língua inglesa.

            O propósito essencial deste projeto de curso é desenvolver competências para uma educação de qualidade, reafirmando a responsabilidade pública desta instituição de ensino, tendo por base a reflexão sobre os fatos que constituem princípios vitais para a melhoria e democratização da gestão e do ensino: (a) a concepção sobre conhecimento, educação e ensino como aspecto basilar para garantir o projeto da educação nacional, para superar a fragmentação das políticas públicas e a desarticulação. (b) a formação docente tendo em pauta “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas”; (c) “o respeito à liberdade e o apreço à tolerância; a valorização do profissional da educação; a gestão democrática do ensino público; (d) a garantia de um padrão de qualidade; a valorização da experiência extraescolar; a vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais; o respeito e a valorização da diversidade étnico-racial, entre outros.

CARACTERÍSTICA GERAIS DO CURSO​
Turno Matutino Noturno
Modalidade de oferta

Presencial

Ingresso

Processo Seletivo

Vagas

30

Total de períodos

8

9

Duração mínima

4 anos

4 anos e meio

Duração máxima

6 anos

6 anos e meio

Forma de oferta

modular

Carga Horária Total

3200 horas

Título Conferido

Licenciado em Letras Língua Inglesa

Período Letivo

Extensivo

Regime Acadêmico

Seriado

Ato de Criação

Resolução No. 3.742 de 18/08/2008 em
conformidade com a Res. n. 629 de outubro de
CONSUN

Ato de Reconhecimento

Portaria SERES/MEC No. 730 de 19/12/2013.

DOU 20/12/2013

Ato de Renovação

Processo No. 201616850

Avaliação Externa

Avaliação do MEC (visita em loco 2017) – Nota 04

Para acessar o PPC completo de 2019, acesse aqui

Skip to content